quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Marca pessoal

Mariana Henriques, novembro 2014


“Marca Pessoal é o que as pessoas falam sobre ti quando sais da sala” (Jeff Bezos, Fundador Amazon).


Vivemos num mundo de marcas e as marcas pessoais são uma parte inevitável do mundo atual.

O Marketing pessoal é uma estratégia individual para atrair, desenvolver, fidelizar contactos e relacionamentos que nos projetam do ponto de vista pessoal e profissional.

A base do Marketing Pessoal é compreender como um indivíduo é percebido, antes mesmo de entrar em contacto direto com os outros. O Marketing Pessoal permite tornar o indivíduo no produto distinto que é desejado pelas qualidades que lhe estão associadas, atraindo uma elite mais rentável de consumidores.

É fundamental saber autopromovermo-nos para alcançar objetivos e resultados, tendo uma clara perceção das competências e fraquezas e de como tirar partido dos pontos fortes para alcançar o sucesso. A nossa imagem perante os outros está intimamente ligada à maneira como expressamos as nossas ideias, as nossas opiniões ou como nos apresentamos enquanto produto.

A sociedade em que vivemos impõe padrões de competitividade bastante elevados e para a cultura portuguesa, as marcas pessoais são objeto de fascínio pelo seu poder e influência. Admiramos as figuras que nos cativam com personalidades fortes e carismáticas, capazes de nos inspirar. Os consumidores compram as marcas dos líderes, de forma a ter alguma conexão com o líder, impulsionando assim o fenómeno do Marketing Pessoal.

Uma marca pessoal forte estimula no seu público perceções precisas e significativas sobre os valores e as qualidades que um indivíduo representa, criando expetativas na mente dos outros que querem trabalhar com ele. Aquilo que se faz pode não ser único, mas a marca pessoal é única (Montoya, 2009).

Todas as pessoas têm uma marca pessoal, mas a maioria dos indivíduos não a gere de forma estratégica, consistente e eficaz. É fundamental que tenhamos consciência que devemos alinhar a nossa marca pessoal com as expetativas dos públicos que lidam diretamente connosco, de forma a ganharmos o nosso próprio espaço meritório e respeitado.



http://portalmarketingdigital.com/estrategia-digital/marca-pessoal/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+portalmarketingdigital+%28Portal+Marketing+Digital%29

Sem comentários:

Enviar um comentário