Jornalismo de Marca é um conceito que poucos conhecem, no entanto, está cada vez mais presente na comunicação das marcas. O Anúncio da Semana explica e dá alguns exemplos desta nova forma de comunicar a marca.
Os marketers usam ferramentas de publicação digital e redes sociais para falar diretamente com os consumidores e a indústria de publicidade refere este termo como "conteúdo de marketing”, Marcas que "desintermediam" novos profissionais do jornalismo ao criar e distribuir conteúdo próprio. É hoje, uma das áreas mais faladas. No caso da McDonald’s com o slogan "I’m lovin’ it” rejeita o tradicional e repetitivo anúncio de marketing e publicidade.
Jornalismo de marca não significa que não tem uma estratégia de marketing. Todas as marcas necessitam de uma estratégia, o que inclui uma clara definição do que é a marca que está a ser trabalhada. Definir o que é a marca distingue o caracter de cada uma, onde pode ser criado histórias únicas.
O conceito de jornalismo de marca não é só estar dentro da tradicional vista de gestão de marca, é também a visão tradicional do jornalismo. A Verizon, uma marca de telemóveis norte-americana, tem um site com versão para telemóvel que conta com 75 editores, escritores e pessoas responsáveis pela animação de vídeo, onde é promovido o estilo de vida da marca com um design criado para a marca. A Red Bull tem um site e uma revista impressa chamada Red Bulletin. As fabulosas imagens e histórias de desportos radicais são a orientação e o tom jovem que a marca dá à sua revista.
Segundo a revista Advertising Age, "o jornalismo de marca é o imperativo de marketing moderno, usar o jornalismo tornou-se uma multi-dimensão convencionalista – do qual a marca passa de um monólogo para um diálogo – e devem pensar como um jornalista, aqui vemos o jornalismo de marca a casar com a gestão de marca e histórias jornalísticas".
Exemplo de uma campanha de comunicação baseada neste conceito, feito pela marca de cereais Honey Maid:
https://www.youtube.com/watch?v=AFPdP9rG_40
http://www.ualmedia.pt/pt/?det=18161§ion&title=Jornalismo-de-marca-nova-profissao&id=2842&mid